Ressonância Magnética de Mama

Última atualização em 22 de Novembro de 2011.
Autor:
José Michel Kalaf - Diretor - Radiologia Clínica de Campinas, Coordenador do Curso de Mama da Sociedade Paulista de Radiologia

A ressonância Magnética de mama (RM) combina campos magnéticos, ondas de rádio e sistemas de computador para obter imagens tridimensionais. Portanto, é um exame sem radiação ao contrario da mamografia. As principais situações onde a RM é indicada são:

  • Mulheres operadas de câncer de mama onde haja suspeita de recidiva
  • Mulheres com mamas densas na mamografia, que tenham alto risco para desenvolver câncer de mama
  • Avaliação de implante de silicone

Em alguns casos a RM pode ser usada para avaliar mulheres que serão operadas de câncer de mama, pacientes que farão quimioterapia antes do tratamento cirúrgico ou mulheres que tenham alterações na mamografia que possam ser avaliadas melhor com ressonância Magnética de mama (RM). A RM não substitui a mamografia. São exames muito diferentes. A ressonância Magnética de mama (RM) não pode dizer se a lesão é maligna ou não. Somente a biópsia pode definir isso.

Ressonância Magnética de mama - O EXAME:

Para realizar este exame é necessário que a paciente seja capaz de permanecer em repouso, evitando movimentar-se por cerca de 20 a 30 minutos. Será administrado uma substância na veia (contraste) que ajudará a diferenciar lesão suspeitas de malignidade daquelas com aspecto benigno. Por causa do contraste a paciente não pode estar grávida. Se a paciente estiver em uso de alguma medicação, não deverá interrompe-la.

Antes do exame, a paciente deve informar se tem alergia a medicamentos ou se tem medo de lugares fechados (claustrofobia). Devem ser retirados todos os objetos metálicos e os magnéticos, como cartões de banco.

No momento do exame a paciente deverá deitar-se na mesa de exame, usualmente com a barriga para baixo. A mesa moverá para que a paciente fique no interior do aparelho. O exame produz um ruído alto. No meio do exame o contraste será administrado. Ao término do exame pode demorar 1 a 2 minutos para que a paciente seja retirada, pois o medico estará verificando as imagens para avaliar se o exame esta bem feito. A análise completa do exame e o laudo são feitos depois.

Apesar da ressonância Magnética de mama (RM) ter com uma chance muito grande de identificar uma lesão, nem sempre é capaz de ajudar a definir a suspeição deste achado. Por isso, é um exame que deve ser utilizado em situações específicas que somente o médico que está atualizado com todas as informações da paciente deve julgar a necessidade deste exame.

Fique por dentro das novidades

Especialistas recomendados

Indicações de profissionais reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Mastologista.

Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Apoio ache Roche AMB

Endereço

Sede própria: Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031050 Tel: (21) 2262-7306 / (21) 2220-7111 secretaria@sbmastologia.com.br

Aviso importante

O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista, que fará todos os exames necessários para lhe orientar adequadamente.

Sociedade Brasileirade Mastologia © 2012 Sociedade Brasileira de Mastologia. Todos os direitos reservados.