Tipos e técnicas de Mamografia

Última atualização em 17 de Novembro de 2011.
Autor:
SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia

A mamografia é o exame da mama utilizando um equipamento específico de raio-X (mamógrafo) com capacidade de produzir imagens de alta resolução, permitindo detectar pequenos tumores que não são palpáveis através do auto-exame ou exame clínico.

Existem dois aparelhos para a realização da mamografia: o convencional e o digital. Enquanto os dois sistemas utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama, assim como os dois necessitam de compressão da mama para obter uma boa imagem, a diferença está na forma de captação do raio-X. A mamografia convencional utiliza um filme para a visualização da imagem após a exposição da mama ao raio-X, enquanto que a mamografia digital utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador. Dessa forma, no sistema digital existe a possibilidade de visualizar a imagem em monitores de alta resolução, assim como trabalhar e armazenar a imagem em programas de computadores.

Dentre os sistemas de mamografia digital, também existem duas modalidades de exame: o sistema digital CR (sinônimo de "Radiografia Computadorizada") e DR (sinônimo de "Radiografia Digital"). A diferença entre eles é que o sistema digital CR utiliza um detector intermediário para captar a imagem da mama após a exposição do raio-X, que posteriormente é transformada em imagem digital através de um sistema de laser (podendo ser adaptado aos aparelhos convencionais de mamografia). Já o sistema digital DR faz a leitura imediata do raio-X após a exposição da mama, transmitindo diretamente ao computador (sistema mais novo).

Entretanto, estudos comparando a acuracidade diagnóstica dessas modalidades não demonstraram diferença significativa na detecção do câncer de mama para a população em geral. Apenas quando se comparam grupos específicos de pacientes, como pacientes jovens, com mamas densas e em fase pré ou peri-menopausa, observa-se que a mamografia digital foi superior a convencional na detecção do câncer de mama.

Fique por dentro das novidades

Especialistas recomendados

Indicações de profissionais reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Mastologista.

Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Apoio ache Roche AMB

Endereço

Sede própria: Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031050 Tel: (21) 2262-7306 / (21) 2220-7111 secretaria@sbmastologia.com.br

Aviso importante

O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista, que fará todos os exames necessários para lhe orientar adequadamente.

Sociedade Brasileirade Mastologia © 2012 Sociedade Brasileira de Mastologia. Todos os direitos reservados.