Notícias - Ano 2016

No fim do Outubro Rosa, SBM promove MOTOSSEATA no Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de Mastologia encerrará a celebração do Outubro Rosa com uma MOTOSSEATA neste sábado (29/10), às 10h, pelas ruas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Cerca de 100 motociclistas de diversos motoclubes farão o percurso entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e que o cuidado na prevenção deve acontecer o ano todo.

Os motociclistas abrirão mão dos seus tradicionais coletes e estarão vestidos com a camisa da campanha que estimula às mulheres a terem atitude, se cuidando, se prevenindo e, essencialmente, indo ao mastologista regularmente e, aquelas acima dos 40 anos, realizando a mamografia anualmente. Depois da motosseata, que sairá da Barra da Tijuca, todos se reunirão na Praça do Ringue, em Santa Cruz, onde a entidade estará distribuindo cartilhas sobre o câncer de mama e, através de mastologistas, tirando dúvidas sobre a prevenção e o combate à doença.

De acordo com o mastologista Rafael Machado, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, a ideia é chamar a atenção das pessoas para a celebração da vida e a importância de estar atenta o tempo todo e não só durante o outubro rosa. “O diagnóstico de câncer de mama não pode ser vinculado a uma sentença de morte, mas à renovação da vida. Por isso, queremos alertar que a prevenção e o tratamento não se encerram em outubro e devem continuar ocorrendo durante todo o ano”, afirma, acrescentando que estará pessoalmente tirando dúvidas da população no ponto de chegada da motosseata.

A ação, que conta com a parceria do Grupo Oncoclínicas, da ONG Atitude Rio e da Forum Motos, contará ainda com o apoio da Subprefeitura da Zona Oeste. E no local, além dos mastologistas e da distribuição das cartilhas educativas,  terá a participação de agentes de saúde ligados à Clínica da Família Deolindo Couto.

Neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou em todo o Brasil a campanha“A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, em parceria com o Grupo Oncoclínicas. A ideia é desafiar as mulheres a mudarem seus hábitos de vida e passarem a cuidar mais da saúde, especialmente em relação à alimentação saudável, à realização de exercícios físicos regularmente e aos exames preventivos. Um estudo recente realizado por pesquisadores da SBM revelou que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres na pré e pós-menopausa que apresentam excesso de gordura corporal especialmente na região abdominal. O estudo também mostrou que as altas medidas da circunferência da cintura também provocam um risco aumentado para complicações metabólicas e cardiovasculares.

Contato

Endereço:
Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031-050
Telefone:
(21) 2220-7111
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

AVISO IMPORTANTE
O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista.