Releases

Amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama

Não são apenas os bebês que se beneficiam da amamentação. Ela também é fundamental para a saúde das mães e auxilia na prevenção do câncer de mama. No Dia Mundial da Amamentação, 1o de agosto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança esse alerta para as brasileiras.

 

Mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. “A amamentação é uma proteção natural”, explica o mastologista Luiz Ayrton Santos Junior, membro da Comissão de Aleitamento Materno da SBM.

 

O médico também destaca os cuidados que se deve ter durante o período de aleitamento para preservar a saúde mamária. Tudo que possa sensibilizar a região deve ser evitado, como o uso de cremes e pomadas – que, por hidratar a pele a deixam mais sensível a fissuras durante a mamada. Expor as mamas ao sol e ajudar o bebê a mamar da maneira adequada também previnem machucados e a mastite (inflamação das mamas).

 

Dr. Luiz Ayrton ressalta ainda que, em um estudo recente, constatou-se que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. “Esse acompanhamento durante o pré-natal é fundamental. O ideal é que o exame clínico seja feito uma vez por trimestre. A amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama, portanto o exame das mamas na gravidez é extremamente importante”, afirma o mastologista.

Contato

Endereço:
Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031-050
Telefone:
(21) 2220-7111
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

AVISO IMPORTANTE
O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista.