Notícias - Ano 2015

Nota de falecimento – Professor Gianni Bonadonna

É com pesar que a Sociedade Brasileira de Mastologia informa o falecimento do Professor Gianni Bonadonna (1934-2015), profissional muito conhecido na Mastologia pelo regime CMF. O editorial do New England na época, em 1976, dizia que os americanos agora tinham muito mais o que admirar em Milão do que o Teatro Scala. Mas também foi o pioneiro nos estudos da Adriamicina, da Bleomicina e da Epirrubicina. Introduziu a metodologia dos ensaios clínicos na Europa. Mas o que nem todos sabem, é que sua maior notoriedade mundial foi com o Linfoma de Hodgkin, não foi com o câncer de mama. E que ele foi, como médico-paciente, um grande defensor da humanização da Medicina, publicando diversos livros sobre isto. Ele estava com 81 anos e desde 1995 vinha lutando contra as consequências de um ictus (diminuição das funções do cérebro).

Tive a honra de contar com sua amizade nos últimos anos de sua vida. Recebi todos os seus livros (me enviava sempre), inclusive, das suas mãos, os originais de seu último livro “Appuntamentoconil Padre Eterno”, no qual ele mesmo se dizia pronto para sua última viagem. Estivemos juntos em 2013. Sobre sua mesa no Instituto Nazionale Tumori de Milã,o tinham as fotos de sua família e dos filmes de Bergman (em destaque o “Sétimo Selo”). Conversamos, apesar de todas as suas limitações, sobre diversos assuntos.  Mas o que me emocionou mesmo foi quando me mostrou uma foto da minha família. Ele tinha pedido para a Roberta Negri, sua fiel secretaria que a imprimisse. Eu tinha enviado a ele no final do ano de 2012.

Um grande homem.

Dr. Cícero Urban

Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia

Contato

Endereço:
Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031-050
Telefone:
(21) 2220-7111
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

AVISO IMPORTANTE
O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista.