Releases

SBM alerta para riscos à saúde da mulher moderna

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) faz um importante alerta sobre a necessidade de ampliar o combate a uma das doenças que mais mata a mulher brasileira, o câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que em 2015 sejam registrados cerca de 57 mil novos casos em todo o país, assim como em 2014, o que equivale a 56 casos por cada 100 mil mulheres. Ainda de acordo com o Inca, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro-Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).

A prevenção é crucial na luta contra o câncer de mama e adotar hábitos simples como prevenir a obesidade por meio de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos trazem grandes benefícios à  saúde e diminuem o risco da doença. Recentes estudos apontam que os indivíduos obesos têm 1,5 a 3,5 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de câncer do que indivíduos com peso dentro do normal e essa relação aumenta ainda mais em mulheres já menopausadas.

Para a presidente da comissão de psiconcologia da Sociedade Brasileira de Mastologia, Patrícia Melo, a alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em frutas, legumes e verduras aumenta o risco de cânceres de mama, cólon, próstata e esôfago. Segundo a especialista, 25% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em pessoas obesas ou sedentárias. Esse dado alarmante, não é por acaso e sim consequência das alterações metabólicas que a gordura provoca no corpo humano. Patrícia ainda concede uma receita conhecida e eficiente: a realização de exercícios físicos aeróbicos regularmente, pois essa prática está associada a uma redução do risco de recidiva de 40 a 50%.

Dr. Ruffo de Freitas Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, reforça a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. “Hoje sabemos mais sobre o câncer de mama e existem várias entidades, como a SBM, que buscam disseminar os cuidados para evitar a doença e dar suporte às suas vítimas. A população pode e deve se informar para ajudar a combater essa realidade", alerta o médico. Detectar o tumor o quanto antes faz com que as chances de cura cheguem a cerca de 95%.

Contato

Endereço:
Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031-050
Telefone:
(21) 2220-7111
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

AVISO IMPORTANTE
O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista.