Apoios SBM

O projeto Ação Global Nacional acontece dia 05 de maio, das 9h às 17h, em 29 cidades em todos os estados, além do Distrito Federal. A edição do Ação Global no Rio será na Vila Olímpica da Mangueira, na Zona Norte do Rio, e contará com a presença de Juliana Paes, Letícia Spiller, Marcos Caruso entre outros artistas. O projeto oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte e educação. O evento terá postos de atendimento da Defensoria Pública, do Detran, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). A Sociedade Brasileira de Mastologia terá um estande que contará com profissionais para mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar a ida periódica ao médico. Em outro espaço, blogueiras vão fazer uma maquiagem especial para as noivas que vão participar do casamento coletivo à tarde.

Em 2012, o Ação Global já passou por Vila Isabel e Salgueiro, na Zona Norte, Magé, na Baixada Fluminense, e Araruama, na Região dos Lagos, realizando cerca de 200 mil atendimentos.

Uma parceria da Rede Globo com o SESI, o Ação Global tem como objetivo usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania. Criado em 1995 para prestar serviços gratuitos à população, o evento acontece uma vez por ano, num único dia. Em 2011, foram realizados mais de 640 mil atendimentos em todo o país.

Em sua 19ª edição, o evento nacional conta com a participação de 40 mil voluntários, entre profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs, que se mobilizam num mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhões de pessoas. O Ação Global vai além de um dia de cidadania. O projeto é um estímulo para aproximar a população dos serviços públicos e compartilhar informações úteis que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas durante o ano inteiro.

A organização do projeto estima realizar cerca de 2 milhões de atendimentos em todo o país. Na lista de serviços oferecidos estão: emissão de documentos, orientações de saúde, oficinas educativas, atividades de lazer e espaço dedicado à beleza e estética, entre outros.

Quase 300 mulheres tiraram suas dúvidas sobre como prevenir o câncer de mama, a importância de fazer a mamografia e de consultar o mastologista durante a Ação Global no dia 03 de junho. O evento aconteceu na tenda da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), montada na Vila Olímpica da Rocinha, Rio de Janeiro (RJ). Além de prestar informações, voluntários distribuíram bolsas, balões e botons da campanha "Eu amo meus peitos", que ganhou a adesão dos atores Débora Nascimento, Marcos Caruso (o casal Tessália e Leleco, da novela Avenida Brasil), Humberto Carrão (Elano, de Cheias de Charme) e o humorista Leandro Hassum.

 

Veja as fotos da Ação Global.

 A rádio CBN destaca que o principal foco da Ação Global Nacional este ano, no Rio de Janeiro, foi a prevenção ao câncer de mama. Em entrevista à emissora, o presidente da Sociedade Brasileira deMastologia (SBM), Carlos Alberto Ruiz, explica porque as mulheres precisam fazer a mamografia a partir dos 40 anos e como o diagnóstico precoce por meio da mamografia pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença, hoje mais de 10 mil por ano. A participação da SBM na Ação Global, no dia 05 de maio, faz parte da campanha de prevenção ao câncer de mama "Eu amo meus peitos".

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) participará da Ação Global no próximo domingo (03/06), na Vila Olímpica da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ). Mastologistas, inclusive o presidente da entidade, Carlos Alberto Ruiz, e agentes de saúde vão esclarecer à população suas principais dúvidas sobre doenças da mama, como identificá-las, a importância da mamografia, do mastologista e do autoexame.

A SBM também alertará sobre o câncer de mama e a importância da prevenção da doença por meio da campanha "Eu amo meus peitos", que chama a atenção da mulher para a importância de cuidar das mamas. Para se ter uma ideia, no ano de 2010, ocorreram 49.240 casos de câncer de mama no Brasil e, em 2012, esperam-se 52.680 novos casos, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

sbm-estreia-na-acao-global

A Ação Global Nacional prestou 84 mil atendimentos para a população no Rio de Janeiro, na Vila Olímpica da Mangueira, no sábado dia 5 de maio. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) esteve entre as tendas dedicadas a serviços de saúde com maior sucesso de público. No total, o evento contou com 70 serviços, ofertados por mil voluntários. A reportagem do RJTV, da TV Globo, mostra como foi a participação da SBM, com a prestação de informações sobre prevenção ao câncer de mama, dentro da campanha "Eu amo meus peitos".

sbm-tem-sucesso-de-publico