HomeNotícias SBMCâncer de mama masculino: prevenção

Câncer de mama masculino: prevenção

Última atualização em 9 de Julho de 2013.
Autor:
SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia
O câncer de mama como se sabe é uma doença que atinge, principalmente, mulheres, porém contrariando o que muitos pensam ela também acomete os homens. "As glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto masculino (em menor quantidade), portanto, estas últimas também estão propícias a apresentar e desenvolver o câncer de mama, só que em menor proporção", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Carlos Alberto Ruiz.

Para se ter uma ideia, em cada 100 casos em mulheres existe pelo menos um homem com o diagnóstico da doença, que neste caso é um tipo de câncer não muito frequente e vem sendo cada vez mais estudado, diz Ruiz. Estudos mostram que a média de idade dos homens que apresentam a doença varia de 50 a 70 anos. Na maioria dos casos a detecção é feita em estádio avançado, o que pode dificultar o tratamento podendo haver metástase. "O principal motivo dessa demora no diagnóstico é o preconceito. Pelo fato do câncer de mama ter as mulheres como alvo, na maioria das vezes, há falta de conscientização sobre a importância dos exames de rotina. Entre as principais causas da doença nos homens, estão as alterações genéticas e hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios", esclarece o presidente da SBM.

Segundo Ruiz, a melhor maneira de combater a mesma é a informação orientando os homens quanto à possibilidade deles também apresentarem o processo. Quando existe a queixa de um nódulo, o diagnóstico é feito por meio do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor. O tratamento dependerá do estádio do tumor, podendo ser feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. 

O médico ressalta, ainda, a importância do autoexame independentemente do sexo. "Observando qualquer irregularidade, deve-se procurar o auxílio de um especialista. Além disso, a prática de exercícios físicos, juntamente a uma alimentação balanceada, são os maiores aliados na prevenção dessa doença", afirma.

Fique por dentro das novidades

Especialistas recomendados

Indicações de profissionais reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Mastologista.

Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Apoio ache Roche AMB

Endereço

Sede própria: Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031050 Tel: (21) 2262-7306 / (21) 2220-7111 secretaria@sbmastologia.com.br

Aviso importante

O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista, que fará todos os exames necessários para lhe orientar adequadamente.

Sociedade Brasileirade Mastologia © 2012 Sociedade Brasileira de Mastologia. Todos os direitos reservados.