O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Junior, esteve presente no Fórum de Políticas para o Câncer de Mama, promovido pela Fundação Laço Rosa, que aconteceu no dia 31/05/2016, no Rio de Janeiro. Ele participou do painel sobre câncer de mama metastático – qualidade de vida e acesso a novas tecnologias. O evento reuniu gestores, associações médicas, entidades de classe, de Janeiro.
O Fórum também apresentou os resultados de um estudo encomendado pela Fundação Laço Rosa ao Data Folha que revelou que o tempo médio para pacientes do SUS no Rio de Janeiro receberem o diagnóstico de câncer de mama é muito superior aos 60 dias da legislação vigente, podendo chegar a longos nove meses. O estudo foi realizado entre os dias 2 e 10 de maio e ouviu 240 mulheres em tratamento ou fase diagnóstica.
Para Dr. Ruffo, o número de mulheres que dão entrada no Inca com câncer de mama metastático ainda é alto e é preciso melhorar o acesso. “Com todas as dificuldades que temos e teremos vamos continuar pesquisando e lutando para ampliar a inclusão de todos. Devemos acreditar!”, disse ele.