Cada vez mais os médicos precisam de uma constante e rigorosa reciclagem técnico-científica. A mentalidade da população mudou e tem exigido um rigoroso e atualizado conhecimento de novas técnicas, novos medicamentos, novas habilidades. Desafios se apresentam diariamente para o mastologista que quer estar na vanguarda. Nesse contexto, e para conciliar os interesses da Sociedade com aqueles da comunidade cientifica, manter a formação dos mastologistas constantemente atualizada foi a razão para ser criada a Escola Brasileira de Mastologia, o braço educacional da Sociedade Brasileira de Mastologia. A Escola foi criada em 1995, sob inspiração da Escola Italiana de Senologia, e neste ano completa 20 anos, no proximo mês de agosto.
A principal função da Escola é atender aos interesses e demandas de todas as Regionais espalhadas pelo Brasil. Primeiro ouvimos a Regional para entender os temas que precisam ser enfatizados, os paradigmas que precisam ser quebrados e a uniformidade que precisa ser buscada, e, a partir daí, montamos o curso e escolhemos os palestrantes, basicamente com o intuito de atender à necessidade local, com um nível equivalente ao dos melhores centros nacionais e internacionais. Em 2015, a EBM promoveu 19 cursos em diversas regionais, tais como: Distrito Federal, Ceará, Goiás, Bahia, Pará, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Não se pode negar a contribuição que a Escola deu para manter o padrão do mastologista brasileiro neste alto nível que almejamos. Tenho participado de vários cursos no Brasil inteiro e, junto com os colegas que têm contribuído nesta caminhada, verificamos impressionados o alto nivel de organização e participação, e o quanto se disseminou e evoluiu o conhecimento da Mastologia neste enorme País, motivo de muito orgulho para todos nós. A batalha é constante, a causa é digna, os resultados são animadores e estimulantes. Um agradecimento muito especial aos presidentes de Regionais, suas Diretorias, e aos professores que deram sua contribuição para que estes objetivos fossem atingidos.
Para 2016, a previsão é de que a Escola Brasileira de Mastologia realize mais 20 cursos. Os objetivos permanecem os mesmos: uniformizar condutas, quebrar paradigmas e democratizar o conhecimento em um processo de evolução constante. Desta forma, nossa missão maior como médicos mastologistas se concretiza: minimizar o sofrimento de milhares de mulheres, homens e suas famílias. Você que é mastologista, ou que gosta de Mastologia e se identifica com esta causa, participe dos cursos, dê a sua contribuição e amplie os seus conhecimentos!
Acompanhe o calendário dos cursos de 2016 previstos até o momento:
5-6 de março, Regional do Distrito Federal
5-6 de março, Regional do Ceará
18-19 de março, Regional de Santa Catarina
28 de abril, Regional Curitiba
29 de abril e 1º de maio, Regional São Paulo
6 e 7 de maio, Regional Paraíba
14 de maio, Regional Goiás
Entre maio e junho, Regional Espírito Santo
17 e 18 de junho, Regional Tocantins
Junho, Regionais Amazonas e Rio Grande do Sul
17 de agosto, Regional Rio Grande do Sul
16-17 Setembro, Regional Maranhão
17 de agosto, Regional Rio Grande do Sul
16 e 17 de setembro, Regional Rondônia
Setembro, Regional Bahia
28 de setembro a 1 de outubro, Regional São Paulo
24 a 26 de novembro, Regional Minas Gerais
Conheça os Membros da Escola Brasileira de Mastologia:
? Presidente – Antonio Luiz Frasson
? Membro – Eduardo Camargo Millen
? Membro – Ivo Carelli Filho
? Membro – Fabrício Palermo Brenelli
? Membro – Darley de Lima Ferreira Filho
? Membro – Cícero de Andrade Urban
? Membro – João Aderbal Raposo de Moraes
Antonio Luiz Frasson
Diretor Sociedade Brasileira de Mastologia