Após reunir especialistas, gestores de organizações e pacientes no II Fórum de Iniciativas Inovadoras no controle do câncer de mama – Navegação da Paciente, como parte do Brazilian Breast Cancer Symposium, entidades ligadas ao combate à doença elaboraram um manual de navegação visando compartilhar o que está sendo feito para melhorar a vida de pacientes com câncer de mama e soluções que sejam viável, adaptável e replicável em todo o Brasil. A iniciativa é da APCAM, com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, BBCS, Instituto Oncoguia, Femama, Instituto Avon e Roche.
O objetivo é dar visibilidade a medidas como essas para evitar que mulheres em todo o país continuem se perdendo dentro do sistema, com sérias dificuldades de acesso às diferentes etapas no tratamento e, consequentemente, evitando que o câncer de mama continue sendo diagnosticado tardiamente e que mulheres continuem morrendo como resultado desse desvio de rota em suas jornadas de saúde.
O documento demonstra um consenso de inúmeros especialistas de que é preciso mostrar o valor da navegação de pacientes com análises de custo-efetividade para que se possa integrar a navegação nas políticas públicas, fazendo com que isso se torne uma realidade para todo o país. No próximo dia 03 de fevereiro, acontecerá uma live de lançamento do Guia.