Mastologia na agenda do Ministério da Saúde

Em mais um movimento junto aos órgãos governamentais, a Sociedade

Brasileira de Mastologia consegue audiência pública com Ministro Marcelo Queiroga

A quarta-feira, dia 20, foi marcada pela presença da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ministério da Saúde. O Ministro Marcelo Queiroga recebeu o presidente da SBM, Dr. Vilmar Marques que, junto com os doutores José Pedrini e Ruffo de Freitas Júnior, levou algumas demandas pertinentes à especialidade que podem trazer benefícios para o atendimento às pacientes e às mulheres de um modo geral.

No encontro, o Ministro foi bastante receptível e sensível às pautas apresentadas, explanando também alguns pontos que carecem bastante atenção, como a inserção de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde. Segundo ele, com uma estrutura majoritariamente técnica, a prioridade é contar com o apoio das especialidades médicas na comprovação da eficácia de cada nova droga que se apresenta. Segundo ele, o intuito é ter maior assertividade, adotando inovações que se mostrem eficazes cientificamente para trazer ganhos para as pacientes, além de otimizar a oferta do Ministério da Saúde sem impactos incoerentes no orçamento.

O Dr. Vilmar Marques demonstrou total compreensão quanto a esse posicionamento, corroborando com o Ministro e reivindicando maior participação da mastologia nas discussões técnicas e na elaboração de políticas públicas pertinentes à especialidade. O presidente da entidade também sinalizou a atual repressão de pacientes por conta do período pandêmico e a preocupação da SBM quanto ao crescimento dos diagnósticos tardios. Além disso, o Dr. Vilmar pontuou a questão da prescrição da quimioterapia que, em alguns estados, passou a ser limitada aos estágios 3 do câncer de mama. “Nos deparamos com essa mudança no Estado de São Paulo, mas sabemos que isso vem acontecendo em outras praças. Mas, comprometido, o Ministro nos deu caminhos para verificar essa questão, além de disponibilizar seu corpo técnico para nos auxiliar nessa e outras questões que precisamos afinar no que diz respeito ao atendimento à paciente”, afirma.

Por sugestão do próprio Ministro, a SBM irá oficiar os principais pontos a serem alinhados para que se possa, em conjunto com o Ministério, ser construída uma demanda global que possa servir de subsídios para a elaboração e atualização das diretrizes no tratamento do câncer de mama em todo o país, obviamente, considerando a peculiaridade das regiões e a dimensão do país.

Ainda em relação às novas drogas, os doutores Ruffo e Pedrini ponderaram sobre a efetividade de muitas delas, ficando com a incumbência de compilar esses estudos para o envio e análise dos departamentos competentes. Eles ainda ressaltaram a importância de um melhor estudo para a jornada e/ou navegação da paciente, simplificando o processo e, ao mesmo tempo, tornando-o mais eficiente. Por sugestão do Dr. Pedrini, ficou acertada a presença de representante da SBM na elaboração das diretrizes de redução da mortalidade por câncer de mama.

O encontro marcou um novo momento para o relacionamento da Sociedade Brasileira de Mastologia com o Governo Federal, no qual o próprio Ministro ressaltou a importância de contar com a expertise dos médicos e pesquisadores da SBM para a construção de novas diretrizes que possam beneficiar a população. “A melhor maneira de melhorar o acesso é a sustentabilidade das medidas apresentadas e que possam ser adotadas”, disse o Ministro.

Por último, o presidente Dr. Vilmar Marques presenteou o Ministro com a camisa da campanha QUANTO ANTES MELHOR, solicitando apoio institucional do Ministério para sua ampliação. “A receptividade foi excelente. O encontro foi muito satisfatório e, além de todos os pontos abordados e abertura para avançarmos nas discussões, tivemos a boa vontade dele em abraçar a nossa campanha, demonstrando a sua sensibilidade e entendimento sobre a nossa causa”, concluiu.

 

Mais informações: Contextual Comunicação
Alan Pereira / Bruno Mota / Diana Kelly
Tels.: (21) 99804-3299 / (21) 98607-0799 / (21) 99442-8587