NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologistas e Obstetras (FEBRASGO) vêm a público esclarecer que, em razão de fake news que vem circulando em quase todo o Brasil, a recomendação das três entidades para a realização da mamografia é:
Mulheres com casos de câncer de mama e/ou ovário na família – pai, mãe, irmã, irmão, filha ou filho – poderão realizar a mamografia antes dos 40 anos, conforme a orientação de seu mastologista, radiologista e ou ginecologista.
A partir dos 40 anos, toda mulher deve realizar mamografia anualmente;
A recomendação é realizar a mamografia anualmente até os 75 anos. Em caso de alterações clínicas, em qualquer idade, a mulher deverá procurar o médico e fazer os exames solicitados;
Após os 75 anos, se bem de saúde e com boa expectativa de vida a mulher pode continuar a realizar a mamografia anualmente a partir de decisão conjunta com seu médico assistente;
Converse com o seu mastologista, ginecologista e ou radiologista de sua confiança, somente ele está apto a passar as devidas orientações quanto aos cuidados com a saúde das mamas e de acordo com o seu caso.
Oportunamente, reiteramos que estamos ao lado das brasileiras para que todas tenham acesso à prevenção e tratamento de qualidade. Seguimos firmes na nossa missão de buscar, sempre, uma vida longeva com mais saúde e qualidade para todas as mulheres.