Dra. Sandra Gioia, membro da SBM, recebe a mais elevada honraria da Cidade do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à sociedade
Na última segunda-feira, dia 08, a Doutora Sandra Gioia, da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), recebeu, em cerimônia na Câmara de vereadores do Rio de Janeiro, a medalha de Mérito Pedro Ernesto, por relevantes serviços prestados à sociedade carioca. Trata-se da maior honraria que um cidadão pode receber do Poder Legislativo, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
De acordo com a mastologista, esta homenagem significa o reconhecimento de anos de luta por uma causa: combate e controle do câncer de mama. “Tenho me dedicado nos últimos anos em ações que proporcionam a prevenção, a detecção precoce e o tratamento adequado e em tempo oportuno do câncer de mama”, afirma a doutora.
Há seis anos, a Dra. Sandra atua no Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama no Rio de Janeiro, iniciativa que permite que as pacientes sejam atendidas com mais rapidez e humanização. O programa também tem o objetivo identificar e eliminar as barreiras encontradas pelas pacientes no acesso aos cuidados de saúde.
Autor da homenagem, o vereador e Doutor Marcos Paulo (PSOL), diz que acompanha o trabalho realizado pela Dra. Sandra Gioia, o que levou a iniciativa de homenageá-la devido a relevância do programa que desenvolve. “Criei o Programa de Navegação de Pacientes no município do Rio, inspirado no que que a Dra. Sandra Gioia fez de forma experimental em outro município, dando agilidade e apoio no tratamento do câncer de mama”, revela o parlamentar.
Ele enfatiza que busca fiscalizar e cobrar os responsáveis, maior facilidade no acesso das mulheres ao serviço de saúde para fazerem os seus preventivos ginecológicos e os tratamentos necessários. O vereador faz críticas ao poder público sobre o papel constitucional, afirmando que as leis relacionadas à agilização do diagnóstico e do tratamento do câncer não são respeitadas.
Segundo ele, as políticas públicas não funcionam, fazendo com que a maioria das mulheres não consiga ter acesso às consultas, aos exames complementares para o diagnóstico e ao tratamento em tempo hábil. “Essa é a nossa realidade, por isso, cada vez mais, ações como as desenvolvidas pela Dra. Sandra Gioia devem ser reconhecidas e servir de exemplo para cada um de nós, essencialmente, os governantes para que possamos implementar políticas públicas efetivas”, conclui, parabenizando todas as mastologistas e todos os mastologistas, principalmente os que atuam no Sistema Único de Saúde, dando o seu melhor do ponto de vista técnico e humano para cuidar, tratar e, muitas vezes, curar os pacientes.